menu close
Urgências: 917 309 038*
telefone urgencia

Boletins Informativos

01 Jul

Otites no cão e no gato


O termo “otite” caracteriza uma inflamação do ouvido e é um dos motivos de consulta mais comuns em Medicina Veterinária. Esta pode ser classificada quanto à sua localização em externa, média e interna.
Na otite externa há uma inflamação no canal auditivo externo. Quando esta inflamação leva à rutura do tímpano, ocorre otite média. Já o ouvido interno está diretamente ligado ao cérebro e possui as estruturas responsáveis pelo equilíbrio, pelo que uma otite interna pode dar origem a alterações mais graves, tais como desorientação e desequilíbrio.
As otites podem ser causadas por infeções bacterianas, infeções fúngicas, corpos estranhos (água durante o banho, pêlos), alergias, doenças hormonais, presença de ácaros e traumatismos.   
Os animais com orelhas pendulares ou com excesso de pêlos no pavilhão auricular têm predisposição aumentada para terem otites. Por outro lado, fatores ambientais como humidade e altas temperaturas também contribuem para aumentar a incidência da doença.
A otite externa caracteriza-se por vermelhidão da parte interna da orelha, inchaço, dor na palpação e pela presença de secreções nos ouvidos, muitas vezes com um mau odor característico. Os animais com otite coçam e sentem dor à manipulação das orelhas e por vezes inclinam e sacodem a cabeça. Adicionalmente, quando a comichão é muito acentuada, o trauma causado pode levar ao rompimento de alguns vasos no interior da cartilagem auricular, originando um hematoma na orelha.
Para a prevenção da doença, está recomendada a limpeza auricular regular. Para esse fim, deve utilizar produtos específicos para cães e gatos, de modo a não interferir com as condições fisiológicas do canal auditivo. Deve também evitar alterações na humidade auricular e na temperatura.
O seu Médico Veterinário é a única pessoa capaz de diagnosticar, classificar e prescrever o tratamento mais adequado da otite. Se suspeita que o seu animal de estimação sofre de otite ou se tem mais alguma dúvida sobre o tema, contacte-nos.


 


voltar

Voltar

newsletter