Política de Privacidade

Política de privacidade da Clínica Veterinária do Marco
 
 
A segurança e a privacidade dos dados dos clientes da Clínica Veterinária do Marco Lda., adiante designada como CVetMarco são aspetos que assumem para a empresa uma importância crucial e como tal compromete-se a garanti-las para dar cumprimento ao Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD). Por favor, leia o texto que se segue, para compreender e tomar conhecimento da forma como as informações que disponibilizar serão tratadas pela nossa empresa. A CVetMarco reserva-se o direito de alterar a política de privacidade, no entanto cada vez que o fizer informará os seus clientes através do website www.cvetmarco.pt, e caso sejam alterações relevantes serão comunicadas por e-mail.
 
Quais os seus dados pessoais dos clientes que são recolhidos?
Os dados recolhidos, tratados e armazenados pela CVetMarco, são o seu nome completo, morada, números de telefones fixos e móveis, número de cartão de cidadão, número de contribuinte e endereços de e-mail.
 
Quando e por quem são recolhidos?
Os dados são recolhidos na altura em que requisitam algum dos nossos bens ou serviços, quer pelos médicos veterinários, pelas enfermeiras veterinárias, auxiliares ou estagiárias nas nossas instalações, por telefone, através no nosso website ou através do Facebook ou Messenger.
 
Esforçamo-nos também por manter os seus dados atualizados o mais possível, e como tal pediremos que nos confirme os seus dados a cada visita que faça à CVetMarco. De igual forma, pedimos-lhe que nos informe se no intervalo desse tempo acontecer alguma alteração relevante nesses mesmos dados.
 
Para que são usados os dados?
Esses dados são usados para os procedimentos administrativos da CVetMarco, nomeadamente para criar uma ficha de cliente, para fazer marcações de consultas, para emitir a faturação e executar a cobrança de bens e serviços, para contactar o cliente telefonicamente em contexto de acompanhamento clínico, exames ou outros motivos do seu interesse, para enviar comunicações por e-mail ou SMS, quando autorizado pelo próprio, acerca de saúde animal em geral ou do seu animal em particular ou eventos da nossa empresa, para efetuar procedimentos obrigatórios por lei como o registo no Sistema de Identificação e Registo Animal (SIRA), para identificar as análises clínicas do seu animal quando estas forem necessárias e por si aceites, para fornecer os dados do tutor quando o animal for referenciado para outros colegas (neste caso sempre com a autorização prévia do cliente) para contactar o cliente em caso de desaparecimento/aparecimento do seu animal, para arranjar parceiros para cruzamento/inseminações do seu animal, para lhe comunicar alterações nos termos dos nossos serviços e para elaboração de estatísticas que permitam perceber como a CVetMarco poderá melhorar o nível de serviços que presta e, dessa forma, corresponder mais eficazmente às expectativas dos clientes, assim como aumentar o nível de personalização dos serviços para que se adequem, na maior medida possível, às necessidades e preferências dos clientes.
 
Onde são armazenados os dados e durante quanto tempo?
Os dados dos clientes são armazenados e geridos no software de gestão de clínicas veterinárias QVET, desenvolvido pela empresa QSOFT e representado pela empresa Dataset, sendo guardados no nosso servidor local durante 10 anos após a sua ultima vista à nossa clínica, findos os quais são eliminados. Pode a qualquer momento pedir para que os seus dados sejam eliminados (veja mais abaixo). São feitos backups regulares utilizando um disco rígido externo e os nossos sistemas informáticos são atualizados regularmente de forma a operarem sempre nas versões mais estáveis e seguras disponíveis do sistema operativo. Temos uma firewall ativa nos nossos sistemas informáticos e temos um antivírus ativo.
 
Com quem são partilhados os dados?
Os dados são partilhados com o Laboratório de análises Segalab e em casos esporádicos outros laboratórios, com a empresa que presta suporte ao programa de gestão QVET, sendo nesta data a empresa Dataset, Rua da Glória, 29B - 2695-461 São João da Talha – Portugal e com a empresa MySMS – SMS Marketing Low Cost, Rua da Póvoa - 3850-349 Alquerubim - Portugal, com os quais temos contratos de confidencialidade que garantem que os seus dados não são usados para outros fins que não os descritos neste documento, por forma a que sejam sempre cumpridos os critérios definidos no Regulamento Geral da Proteção de dados.
 
Como protegemos a sua informação?
Os dados pessoais que nos fornecer são guardados na base de dados do software QVet, desenvolvido pela empresa Qsoft e com manutenção pela empresa Dataset, sendo guardados diretamente no servidor local que se encontra no nosso centro de atendimento médico veterinário. São feitos backups regulares em disco rígido externo e os nossos sistemas informáticos são atualizados regularmente de forma a aoperarem sempre nas versões mais estáveis e seguras disponíveis do sistema operativo. Temos uma firewall e um antivírus ativos nos nossos sistemas informáticos, de forma a garantir que, se houver uma falha de segurança nesse sistema, a poderemos detetar o mais rapidamente possível.
 
Como nos autoriza a usar e armazenar os seus dados?
Quando os seus dados forem usados para outros fins que não os legalmente obrigatórios para prestar os nossos serviços pediremos o seu consentimento expresso, por escrito, por e-mail ou por SMS. No entanto se já for nosso cliente na data de entrada em vigor esta política de privacidade, continuaremos a enviar-lhe comunicações, como fizemos até aqui, recolhendo o seu consentimento no momento da sua próxima deslocação à CVetMarco.
 
Pode consultar os seus dados?
Tem o direito de aceder a qualquer momento a todos os dados pessoais que nos facultou, assim como todos os registos gerados com base nesses dados. Caso pretenda aceder a esses dados e solicitar a sua portabilidade deverá enviar-nos um pedido por escrito para cvetmarco@gmail.com. Dentro de um prazo de 30 dias daremos resposta a esse pedido.
 
Como pode cancelar esse consentimento ou pedir a eliminação dos seus dados?
Tem o direito, a qualquer altura, de cancelar qualquer consentimento de utilização dos seus dados pessoais e de pedir para os seus dados pessoais serem eliminados da nossa base de dados. Para tal basta enviar um e-mail para cvetmarco@gmail.com ou uma SMS para +351 917 309 038, descrevendo os fins para os quais deseja deixar de ser contactado, ou solicitar a eliminação dos seus dados (caso seja um pedido de eliminação de dados temos um prazo de trinta dias para responder a esse pedido, sendo que procederemos à eliminação desde que esta não entre em conflito com nenhum motivo legal que tenhamos para processar estes dados).
 
Alguma outra dúvida que tenha por favor contacte-nos através do e-mail cvetmarco@gmail.com ou dos telefones números +351 255 522 256 ou +351 917 309 038