menu close
Urgências: 917 309 038*
telefone urgencia

Boletins Informativos

01 Mai

A saúde oral do seu animal de companhia


As doenças dentárias são um dos problemas de saúde mais comuns nos animais de companhia, afetando cerca de 70% dos cães e gatos. Dentro destas, a mais comum é a doença periodontal, que pode ocorrer em ambas as espécies, ambos os sexos e todas as idades.
Tal como nós, os cães e gatos também formam placa bacteriana. Sem os devidos cuidados de higiene oral, ocorre um depósito de minerais sobre esta placa, originando tártaro. Este processo agrava-se com a subsequente inflamação das gengivas (gengivite) e das raízes dos dentes, o que se denomina doença periodontal.
Com o tempo, a doença acentua-se e resulta na destruição gradual dos tecidos e estruturas que dão sustentação aos dentes, causando retração gengival, rompimento do ligamento periodontal e destruição do osso alveolar. Com estes fenómenos, há ganho de mobilidade destes dentes, com posterior perda dos mesmos, dor durante a alimentação, ingestão diminuída do alimento, emagrecimento, debilitação, hemorragias orais, hipersalivação e mau hálito.
Para prevenir o aparecimento de doenças dentárias, escove regularmente os dentes do seu animal de companhia, alimente-o com uma ração balanceada, evitando comidas caseiras e ofereça brinquedos de borracha rígida e biscoitos que permitam a remoção parcial da placa bacteriana.
Nos casos em que já existe tártaro, a única solução é recorrer ao seu veterinário para realizar o tratamento periodontal mais adequado.
A doença periodontal é um problema silencioso, uma vez que muitas vezes o animal só manifesta sinais quando estiver em estado avançado. Por isso, o ideal é que mantenha sempre em casa os cuidados necessários com a higiene oral do seu animal, usando os produtos adequados e que visite regularmente o seu Médico Veterinário para diagnosticar possíveis problemas de saúde oral, realizando intervenções sempre que necessário.


voltar

Voltar

newsletter