menu close
Urgências: 917 309 038*
telefone urgencia

Boletins Informativos

14 Jun

Dermatite Atópica


As alergias cutâneas ou dermatites alérgicas compreendem algumas das doenças mais comuns no cão e no gato, sobretudo nesta altura do ano. Incluem as alergias alimentares, a dermatite alérgica à picada da pulga, a dermatite de contacto e a dermatite atópica. Esta última ocorre em animais sensíveis a determinados alergénios comuns, como os ácaros do pó, pólenes ou fungos, originando uma reação alérgica cutânea.

A dermatite atópica é hereditária e, após o surgimento dos primeiros sinais, normalmente torna-se crónica. Os primeiros sinais ocorrem maioritariamente entre os 6 meses e os 3 anos de idade e incluem comichão ou prurido, pequenas pápulas ou áreas de eritema (zonas avermelhadas), perda de pêlo, pele seca e escamosa e hiperpigmentação (escurecimento) da pele. As lesões e a comichão ocorrem especialmente na face, patas, pregas de pele, axilas, virilhas e cotovelos. Outros sinais que também podem estar associados são espirros, conjuntivite, rinite e otite.

Se suspeita que o seu cão possa sofrer de dermatite alérgica, visite o seu Médico Veterinário. Ele realizará os testes necessários para obter um diagnóstico definitivo e, posteriormente, encontrar o tratamento que mais se adequa ao problema do seu melhor amigo. 


voltar

Voltar

newsletter