menu close
Urgências: 917 309 038*
telefone urgencia

Boletins Informativos

04 Mai

Leishmaniose


A leishmaniose é uma doença parasitária que se transmite pela picada de um inseto semelhante a um mosquito, denominado flebótomo. Pelo facto de o parasita se multiplicar em vários locais do organismo, os sintomas da doença são muito variáveis e incluem perda de peso crónica, lesões na pele e pêlo, sangramento nasal, unhas excessivamente compridas, “mancar” intermitente, vómitos, diarreia, entre outros.

O período de Maio a Setembro é o de maior actividade dos mosquitos no nosso país, sobretudo ao amanhecer e entardecer e em zonas húmidas, como as próximas de rios ou águas paradas.

A leishmaniose canina não tem cura e, se não tratada, é sempre fatal. Desta forma, a prevenção da doença é essencial. Adicionalmente, o custo médio para tratar um episódio de leishmaniose pode facilmente ser superior ao custo da prevenção da doença durante toda a vida de um cão.

De entre as medidas preventivas, destacam-se:

1) Uso de produtos que diminuem as picadas dos mosquitos, como coleiras ou pipetas apropriadas. Embora a sua eficácia não seja de 100%, consegue reduzir-se significativamente o risco de contrair doença, desde que sejam cumpridos os intervalos de aplicação.

2) Evitar os passeios ao amanhecer e ao entardecer, sobretudo em zonas próximas de rios ou águas paradas.

3) Vacinar.

Ao vacinar está a maximizar a protecção do seu animal e a contribuir para a erradicação da doença. Podem ser vacinados todos os cães com mais de 6 meses de idade, que tenham feito o último reforço das vacinas normalmente aplicadas nos primeiros meses de vida há mais de 15 dias e que não sejam portadores de doenças infecciosas, incluindo a leishmaniose.

Se é a primeira vez que vacina o seu animal contra a leishmaniose, primeiro é necessário realizar um teste que confirme que este não está já infectado com o parasita e depois são administradas 3 vacinas com intervalo de 3 semanas entre elas. Posteriormente procede-se apenas à revacinação anual, sempre separada de pelo menos 15 dias das restantes vacinas.

Maio é o mês da prevenção da leishmaniose na Clínica Veterinária do Marco.

Informe-se connosco das campanhas que temos em vigor relativas à prevenção da doença.


 


voltar

Voltar

newsletter